Conversamos com a 2Z, a banda coreana mais brasileira que conhecemos
- Vamos Falar de Pop
- 19 de fev. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de mar. de 2024

A 2Z já não é uma desconhecida para o público brasileiro. Formada em 2020 por Hojin (vocais), Bumjum (bateria), Jiseob (guitarra), Junghyun (baixo) e Zunon (DJ), além de músicos, os integrantes do 2Z também são atores de k-dramas e modelos fotográficos de passarela. A banda aposta em um estilo pop rock, que pode agradar tanto os fãs de k-pop quanto aqueles que não são tão familiarizados com as batidas dançantes do pop coreano.
Nós tivemos a oportunidade de conversar com o grupo e já começamos perguntando sobre a escolha das músicas para os covers em Português. Para quem ainda não é familiarizado com a banda, quando eles vieram ao Brasil pela primeira vez, eles lançaram uma versão de A Queda, de Gloria Groove e no Asia Star Festival, festival de música asiática, eles apresentam Admirável Chip Novo, da Pitty. Esse ano eles voltaram com uma ainda mais pedida pelos fromAs, Razões e Emoções da NX Zero.
Nós perguntamos como é o processo de escolha das músicas e eles nos explicaram, "Primeiro fazemos uma lista de músicas que muita gente conhece. E depois vemos quais destas combinaria mais com o nosso jeito e pensamos qual seria a mensagem que essa música estaria passando. Como somos uma banda, também pensamos como podemos expressar essa música depois de transformá-la em uma “versão banda”. Até agora esses foram os passos. Mas para essa turnê que irá acontecer em Março, iremos apresentar Razões E Emoções; do NX Zero. E essa música foi uma das mais solicitadas pelo fandom para que fizéssemos cover."
E não só pelas músicas do Brasil eles são apaixonados, mas também pela nossa cultura. Eles até gravaram vídeos sobre o tema. "Gravamos vários vídeos relacionados a festas brasileiras. E achamos que é uma pena que ainda não conseguimos curtir o Carnaval do Rio, que é um dos 3 mais bonitos festivais do mundo. Acho que desta vez também não conseguiremos ver, mas se um dia formos fazer uma turnê por todas as regiões, como o tempo será mais longo, talvez a gente consiga ver essas festas, não?"
Ainda sobre Brasil, Zunon fez um comentário sobre BumJun quando perguntamos qual deles ficou mais brasileiro depois que voltou do Brasil, "Acho que o jeito do Bumjun ficou mais sexy depois que voltou do Brasil. No Asia Star Festival ele tirou a roupa para tocar bateria e agora ele tirou a roupa até no show da Coreia, quando fizemos no final do ano passado :) Bumjun combina muito com o Brasil, um país cheio de paixão e energia :)"
Aqui no Brasil o grupo pode ter várias experiências, como tocar no Asia Star Festival, um festival de música asiática promovido pela HighWay Star em 2023 e para eles esse também foi um momento memorável. "Foi muito legal termos participado do festival com músicos que já tínhamos conhecimento, como o famoso músico e guitarrista japonês Miyavi e o músico tailandês famoso Jeff Satur, entre outros. Além disso, foi a primeira vez que pudemos ver a apresentação de outros artistas estrangeiros ao vivo, então foi uma experiência musical incrível também :)"
E pensando nessa experiência musical, nós convidamos uma fã para fazer uma pergunta para o grupo. Heloísa Freitas é de Recife e estava terminando os estudos e estava indecisa em qual seguir. Quando ela pediu uma dica ou recado encorajador para quem quer seguir na carreira, eles deram uma resposta linda! "Nenhum de nós trabalhava com música antes de sermos banda. Todos éramos modelos. E por uma boa oportunidade que surgiu, participamos de uma audição e os aprovamos estão compondo os integrantes do 2Z agora. Como não sabíamos muito sobre música, tivemos que trabalhar duro durante os 5 últimos anos. Queríamos desistir muitas vezes e choramos muito também. Mas pensando agora, ao trabalhar com a arte que é a música, a felicidade era maior do que os momentos de sofrimento. E pouco a pouco, de 1 a 2, e depois cada vez mais pessoas ouviam a nossa música, nos entendiam e nos apoiavam. Os nossos fãs de agora que tanto apoiam a gente, nos abraçaram. Então a gente quer te falar o seguinte: Se você trabalhar com música, poderá passar por momentos que sente uma solidão e quer desistir. Parece que ninguém te entende e terá momentos que vai ter que aguentar sozinha. Mas se esse momento chegar, queria que você se lembrasse disso: “Toda essa dor, o vazio que você está passando, com certeza vai estar presente na sua música, que servirá de consolo para muita gente”. Se tiver mais alguém que está lendo esta entrevista e tem o sonho de trabalhar com música, saiba que estaremos torcendo para que a sua música possa passar boas mensagens neste mundo."

O grupo, desde o início de sua carreira, já lançou mais de 30 músicas, em dois álbuns e sete EPs e nós perguntamos para eles sobre o último comeback, com o mini-álbum 'Do Not Disturb'. "O Comeback desta vez foi um dos álbuns que mais demoramos para preparar. Foi o álbum que teve maior número de regravações e também mudamos o endereço do nosso estúdio. Sem contar o período de Mix/Mastering. O tanto que demorou, nós consideramos este álbum muito especial. A música Time Machine, uma das faixas do álbum Do Not Disturb, foi uma música que o nosso CEO pensou durante o Asia Star Festival, ao ver a nossa apresentação. Além disso, HOPE, Sad Denial e Anymore é uma música inspirada no nosso dia a dia. Às vezes a gente se sente cansado durante a nossa vida de banda, e triste quando as pessoas não conhecem a nossa música. E as músicas do “Do Not Disturb” tem um significado de “descanso” e “consolo” para os nossos integrantes."
No final da nossa conversa, fizemos uma brincadeira com os integrantes com a pergunta "Se pudessem roubar o talento de um dos colegas de banda, qual seria?"
Bumjun: A capacidade do Hojin em aprender idiomas.
Ele aprende muito rápido e por isso consegue se comunicar melhor com os FromA do mundo todo.
Hojin: Tenho inveja de como JungHyun consegue se tornar amigo das pessoas com facilidade. JungHyun se torna amigo das pessoas que encontra pela primeira vez com muita facilidade. Foi graças a isso que todos os integrantes nos aproximamos muito facilmente com os staffs da Highway Star, a nossa agência no Brasil, e assim conseguimos um bom trabalho em equipe :)
Jiseob: Gostaria de roubar a capacidade como Bumjun dirige
Na verdade estou querendo tirar carteira de motorista este ano. Se pudesse roubar essa capacidade dele, acredito que vou conseguir passar de primeira, não? :)
Zunon: Como o JungHyun é esforçado e focado. Ele é muito focado em completar todo o planejamento do dia, em qualquer situação que ele se encontre.
Juntando todo o foco de cada dia, acredito que irá se resultar em desenvolvimento pessoal e quando vejo ele, eu mesmo aprendo muito.
JungHyun: Queria comer pouco que nem o Hojin. Eu como pelo menos 3 a 4 vezes mais que HOJIN. Não estou conseguindo controlar a quantidade de comida e ultimamente tenho engordado cada vez mais. Claro que estou me exercitando quanto como, mas se eu comesse a quantidade que o Hojin come, acredito que não terei que me esforçar tanto para manter meu.
Agora em 2024 o grupo vai voltar a se apresentar no Brasil em março!

A turnê do 2Z no Brasil acontece entre os dias 15 e 24 de março. A turnê inicia em Curitiba, no CWB Hall; segue para São Paulo, no VIP Station; passa pelo Rio de Janeiro, no Teatro Fashion Mall; e encerra em Belo Horizonte, no Mister Rock. Os ingressos custam a partir de R$150 e estão à venda pela internet na Bilheto.
Commentaires