top of page

Comemorando uma jornada de dez anos, membros do WE:A mandam a real sobre a carreira de idol em entrevista exclusiva.


Créditos: divulgação (WE:A)

Em janeiro deste ano, o WE:A lançou em forma de música e MV as memórias emocionantes de dez anos de jornada em busca de seus sonhos como artistas e cantores.


"Everytime, Everywhere" buscou momentos de JEONGKYUN, Z-UK, KICHUN e RON desde os anos em que eram membros do BIGFLO, grupo que estreou em 2014 e deu início à década representada nas letras da música.


Em entrevista exclusiva ao Vamos Falar de Pop, os quatro integrantes contaram sobre seus sonhos e obstáculos vividos nesses dez anos que se passaram e os motivos para continuarem juntos apesar das adversidades, sem vergonha de mandar a real sobre a vida de um idol!



Créditos: divulgação (WE:A)


VFDP: Recentemente houve o lançamento de “Everytime, Everywhere”, comemorando os dez anos de jornada que tiveram rumo ao sonho de se tornarem idols. Apesar dos desafios e mudanças em suas vidas, o que fez com que não desistissem desse sonho e, melhor ainda, continuassem juntos? 


JEONGKYUN: Eu me lembro de todos os momentos que tive com os membros. Ainda é a força motriz da minha vida e foi alegria e felicidade para mim. As muitas memórias com os membros me fizeram não desistir. 


Z-UK: Não é mais como quando éramos jovens ansiando por um grande futuro. Mas eu acho que criamos essas situações porque amamos música e aproveitamos cada momento com os nossos membros. 


KICHUN: Somos pessoas que amam música e performances. Se houver um palco e fãs, não há motivo para parar. 


RON: Nós não pudemos desistir porque o tempo que passei com meus fãs e meus membros me trouxe muita felicidade. O suporte e o amor dos fãs tem sido uma grande fonte de forças para mim. Não importa o desafio, nós continuaremos juntos. 


VFDP: De quem foi a ideia de produzir uma música contando sobre esses dez anos e como foi o processo de produção? 


JEONGKYUN: Todos estavam em sintonia e continuará a ser assim. 


Z-UK: Era o que todos os membros queriam. Acho que o processo de produção foi completamente livre de dificuldades com o nosso trabalho em equipe nos últimos dez anos! 


KICHUN: Nós sempre nos sentimos da mesma forma sobre sentir falta de nossos fãs e do palco. O processo de produção foi feliz e agradável. 


RON: Todos os membros queriam fazer aquela música. Nós realmente nos importamos com isso porque é sobre nosso tempo com nossos fãs. Todos nós estávamos ansiosos para compartilhar isso, então fizemos rápido e nos divertimos também. 


VFDP: Durante essa jornada de uma década, qual foi a maior dificuldade que enfrentaram para seguir a carreira musical? 


JEONGKYUN: Houve uma série de questões práticas. Na Coreia, somos obrigados a servir dois anos no exército. Todos os membros serviram em momentos diferentes e não foi fácil nos encontrarmos ao mesmo tempo. Nosso novo desafio é o tempo que fizemos após a espera. 


Z-UK: Pessoalmente, acho que para mim o mais difícil foi a parte financeira. Não consigo ganhar dinheiro sem me tornar um cantor realmente famoso. 


KICHUN: Na Coreia, diversos cantores nascem todos os dias. Nem todos têm a mesma oportunidade. A maior dificuldade foi não poder atuar mais no palco. 


RON: Ser um idol é difícil se você não é super famoso porque você não ganha muito dinheiro. É o mesmo para outros grupos também. Às vezes, decidir entre ganhar dinheiro ou seguir seus sonhos é realmente difícil e muitas vezes pensamos em desistir. Passamos grande parte dos nossos vinte anos questionando para quem realmente estamos fazendo isso, o que nos faz pensar profundamente. 


VFDP: O que cada um de vocês diria ao seu “eu” do passado, aqueles que estavam vivenciando a estreia de suas carreiras de idol? 


JEONGKYUN: Tudo vai ficar bem, não se preocupe. 


Z-UK: Z-UK! Você não será uma estrela tão grande quanto espera agora! Mas espero que você valorize, aprecie e aproveite cada momento, cada palco. 


KICHUN: Tente aproveitar e relembrar cada momento sem arrependimentos e valorize cada e todo fã. 


RON: Se pudesse falar com meu “eu” do passado, diria: “Yo, RON!!! Isso é o melhor que podemos fazer? Existem grandes empresas como BigHit, SM, JYP por aí. Devemos tentar algo novo com a equipe? Você não quer ver o que mais poderíamos alcançar?” Eu encorajaria o meu “eu” do passado a pensar em outras possibilidades de uma forma divertida. 


VFDP: Existe algo do passado, de quando tudo começou, que vocês gostariam de ter no presente? E o que você tem agora que gostaria de ter tido há dez anos? 


JEONGKYUN: Queria ser um bom produtor musical. Ainda estar fazendo muitas músicas de k-pop e trabalhando com artistas de k-pop. 


Z-UK: Eu acho que é fama. Não apenas porque quero ser famoso mas porque preciso de mais fãs para criar melhores conteúdos e melhores performances. 


KICHUN: Eu preciso de muitos fãs e muito amor. 


RON: Apesar de gostarmos de promover no Japão, acho que ainda há muitas pessoas que não nos conhecem. Na verdade, queremos alcançar públicos em todo o mundo, não apenas no Japão! 


VFDP: Vocês promoveram extensivamente no Japão, além de terem lançamentos japoneses. Como encontraram esse espaço lá como WE:A? 


JEONGKYUN: Nós gravamos muito no Japão e isso ainda fortalece nosso poder como artistas lá. 


Z-UK: Desde que promovemos o BIGFLO, muitas pessoas nos conhecem. Quando visitamos o Japão e cantamos, a reação foi a mais popular, foi ótima, então acho que continua naturalmente até agora. 


KICHUN: Nós alcançamos grande sucesso no Japão  durante o BIGFLO e muitas pessoas lá ainda esperam pelos nossos shows. 


RON: No Japão, existe uma agência chamada KZ. Seu CEO é realmente como um anjo. Eles nos apoiam de todo o coração ajudando na produção do álbum e fornecendo locais para as nossas apresentações. Graças a eles, tudo o que nós precisamos fazer é nos concentrar em fazer o nosso melhor. 


VFDP: O que vocês ainda pretendem alcançar como WE:A?

JEONGKYUN: Eu quero estar com o WE:A até morrer. 


Z-UK: Fazendo música continuamente com os membros, quero sair para um mundo mais amplo, conhecer mais fãs e deixar nossa música fluir pelo mundo. 


KICHUN: Quero ser WE:A até morrer. 


RON: Eu realmente quero fazer uma turnê mundial pelo menos uma vez na vida. É um dos sonhos que eu absolutamente quero alcançar antes de morrer. 


VFDP: Como pessoas que não desistiram daquilo que amam fazer, que mensagem positiva e encorajadora vocês possuem para aqueles que enfrentam dificuldades na busca por seus sonhos?


JEONGKYUN: Acredite em você mesmo e apenas faça o que gosta. 


Z-UK: Não desista até não se arrepender dos seus sonhos. É um arrependimento constante e isso vai te incomodar. Não acho que sucesso e fracasso existam e sim sucesso e abandono. Se você não desiste, está cada vez mais perto do seu objetivo. Você se encontrará. 


KICHUN: Ame a si mesmo. 


RON: O presidente da Hyundai, Chung Juyung, disse a famosa frase: “Hey, você já tentou?” Isto nos encoraja a não ter medo de tentar coisas novas, de pensar positivamente e de nos desafiar. Nos ensina a ser corajosos e dar uma chance às coisas. Hey! Hey você você que está lendo isso! Não deixe de experimentar algo novo hoje hahaha.






Comments


bottom of page